From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios e garimpeiros

23/08/2007

Autor: OLIVEIRA, Luis Roberto Cardoso de

Fonte: FSP, Painel do Leitor, p. A3



Índios e garimpeiros

"Sirvo-me desta para esclarecer alguns aspectos da reportagem "Sem laudo, investigação sobre índios pára" (Brasil, 12/8), da jornalista Elvira Lobato, na qual parece ter havido má interpretação de minhas respostas às suas perguntas. Em primeiro lugar, a ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e os antropólogos não vêem nenhum tipo de problema em realizar laudos periciais para o Ministério Público, para quem, aliás, já indicamos peritos em várias oportunidades e com quem mantemos excelente relação institucional de nosso ponto de vista.
O que eu disse ao telefone, em "off", é que um de nossos associados alegou disponibilidade para fazer laudo apenas para a magistratura, pois achava que, de outra maneira, o laudo não teria o mesmo peso no processo. É fato que a Polícia Federal e o Ministério Público são sempre parte no processo. E, como o juiz também pode solicitar a produção de laudos, o antropólogo em tela achou que seu lado seria melhor recebido se respondesse a uma demanda direta da magistratura.
A ABA é ciente de que o Ministério Público tem o dever constitucional de defender os interesses dos índios e não faz nenhuma restrição à atuação do órgão nesta área.
Em segundo lugar, a ABA e os antropólogos consultados não são contrários à realização de laudo sobre os cinta-larga. Ao que me consta, inclusive, pelo menos dois dos antropólogos indicados pela ABA e consultados pela Polícia Federal teriam concordado em fazer o laudo desde que lhes fossem dadas condições adequadas para a realização do trabalho."

Luis R. Cardoso de Oliveira, presidente da ABA -Associação Brasileira de Antropologia (Brasília, DF)

FSP, 23/08/2007, Painel do Leitor, p. A3
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source