De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Maldição do cocar leva pânico aos políticos

12/06/1988

Autor: TELES, Suelene; DANTAS, Josafa

Fonte: Correio Braziliense (Brasília - DF)



Documentos anexos


Reportagem de Suelene Teles sobre o que denomina "a crença na maldição do cocar", na qual acreditam diversos políticos brasileiros. A crença sustenta que colocar um cocar indígena na cabeça traz azar e deve-se evitar fazê-lo. O antropólogo José Carlos Sabóia, porém, alerta para o fato de que isso é a representação de uma pacto dos caciques indígenas com os não-indígenas, que institui uma divisão do poder do chefe com o político para lidar com alguma questão de seu povo.
Josafa Dantas, por sua vez, trata do caráter supersticioso do presidente José Sarney e de quando o Ministro do Interior Costa Couto posou para fotos junto de chefes indígenas com um cocar e outros objetos indígenas. Costa Couto afirmou, porém, que não fez isso por gosto, já que também acredita que esses objetos dão azar, mas por respeito às tradições desses povos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.